Close
Hilton Menezes

Desde 1994, como Engenheiro de Software, trabalhei no desenvolvimento de sistemas digitais corporativos na área de Tecnologia da Informação (TI). Em 2003, recém entitulado mestre em Ciência da Computação pela UFSC assumi a Diretoria de TI do Tribunal de Contas do Estado do Pará (minha terra natal), com o desafio de coordenar 60 pessoas.

Já nos idos de 2010, morando no Rio de Janeiro, coordenava um grupo de 40 profissionais, organizados em times de desenvolvedores de diversas tecnologias (Java, DotNET, Ruby, etc), onde percebi o choque cada vez mais crescente entre as demandas comerciais (visão do cliente) e a área de tecnologia. Era preciso mudar!

Após alguns estudos e workshops, entendi que poderia usar o Service Design Thinking como abordagem para equacionar o problema de implantar as reais necessidades e desejos dos clientes no desenvolvimento de soluções digitais.

A partir de 2011, com ajuda de especialistas, implantamos a área de Design de Serviços Digitais em uma fábrica de software. Foram 6 meses para fazer o “roll out” completo do processo e muito aprendizado.

Atualmente, como Designer Estratégico (especializado pelo Instituto Europeo de Design), aplico técnicas de Service Design Thinking para ajudar empresas como Samsung, Itaú Unibanco, Mondelēz, Sky, Grupo Segurador BB MAPFRE, SEBRAE/RJ, dentre outras, a criar soluções digitais, colocando o ser humano no centro do desenvolvimento.

Sou co-fundador da Service Design Network Brazil e palestrante e facilitador de workshops da DesignThinkers Academy.

Escrevi o livro “Comércio Eletrônico para Pequenas Empresas” publicado em 2003.

Veja meu perfil completo no Linkedin