Close

13/04/2016

Pesquisa com Desenho de Serviço

thumb-post-touchpoint

O artigo Opening the Black Box of Research da revista TouchPoint, publicado pela SDN, fornece uma visão geral de como a pesquisa é compreendida e utilizada por profissionais de design de serviço em diferentes setores.

Conclui-se que se faz se faz necessário tanto a pesquisa qualitativa e quantitativa para responder a “o quê” e o “porquê” e, na melhor das hipóteses, as respostas estão interligadas. No entanto, parece que os designers sabem muito pouco sobre como ser inspirado por dados quantitativos.

De acordo com Dr. Reto Wettach: “Designers tem que preparar-se para mais design baseado em dados.” Mas todos os dados precisam de pessoas com a capacidade de lê-los, para extrair afirmações significativas fora dos números rígidos, mensuráveis apenas a partir de anedotas comportamentais. “Esta é a próxima fase também na universidade”, resume Wettach, “onde iremos ensinar as pessoas a trabalhar com esses dados […] e para projetar neste contexto.” Os serviços não podem ser construídos e melhorados pela única aplicação quantitativa ou métodos de pesquisa qualitativa. Dr. Hertmut Obendorf geralmente questiona a distinção entre os dois e, em vez distingue o “… tipo de detalhe, autenticidade e validade [que] é fornecida.”

A diferenciação estrita dos dois métodos pode vir a ser bastante contraproducente no final. Assim, os designers de serviço devem pensar em dados como percepções e não dividi-los em, dados que são para inspirar e os dados que são para medir coisas. Ao traduzir e apresentar os dados adequadamente, os designers de serviço podem superar um dos maiores desafios para fazer a pesquisa em design de serviço, ou seja, para vender o valor da pesquisa dentro da organização e para os clientes, especialmente de investigação qualitativa.

Profissionais de design de serviço deve valorizar tanto a pesquisa qualitativa e quantitativa. Em vez de escolher um sobre o outro, seria melhor combinar de forma criativa as duas abordagens. Desta forma, eles podem superar as fraquezas e construir sobre um dos pontos fortes do método, que gera inspiração, fornecendo elementos de prova.

13/04/2016 < a href="http://hiltonmenezes.com.br/author/hilton-menezes/" title="Visualizar todas as postagens por Hilton Menezes" rel="author">Hilton Menezes Design de Serviço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *